quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Inicio de Tudo


Como tudo começou nesse género de música que todo o povo desse mundo idólatra...
            Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

            No final das década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock respectivamente. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal. 

            O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita, são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante". 

           A maioria dos grupos de rock são constituídos por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formando um quarteto. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou tecladista. Mais raramente, os grupos também utilizam saxofonistas ou trompetistas e até instrumentos como violinos com cordas ou cellos. 

Sem contar com o Rei de tudo isso - Elvis Presley também conhecido como "O REI DO ROCK" 
          Elvis Aaron Presley (East Tupelo, 8 de janeiro de 1935 — Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.  
         Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues.

          Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.[3] Entre seus sucessos musicais podemos destacar "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue" fizeram sucesso. Particulamente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "Bridge Over Troubled Water". 

          Após sua morte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo. 

     E é claro que não podemos esquecer o melhor guitarrista de todos os tempos Jimi Hendrix 
            James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citdo por críticos e outros músicos como o melhor guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica. Foi influenciado por artistas de blues como T-Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."


O início e a lenda do Heavy Metal - Black Sabbath
            Black Sabbath é uma banda de heavy metal formada no ano de 1968 em Birmingham, Reino Unido. Sua formação original era composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Posteriormente, houve numerosas mudanças na banda, e Iommi era o único componente fixo. Embora às vezes, sejam classificados como uma banda de hard rock (Butler define o estilo uma vez blues pesado e distorcido), Black Sabbath é considerado o pioneiro e também um dos primeiros grupos a tocar o estilo heavy metal ao lado de Led Zeppelin e Deep Purple e também contribuíram muito para o desenvolvimento deste tipo de gênero. Desde da sua formação, foram vendidos mais de cem milhões de cópias dos álbuns.

É logico que eu não ia esquecer dos caras que salvaram o rock n' roll.
Na época de 70 o rock estava passando do limites, as bandas não estavam mais tocando por "amor e diversão" mais sim para mostra que um era melhor do que outro.
Até que em 1974 em Forest Hills, subdistrito do bairro de Queens em Nova York três garotos resolvem forma uma banda para tocar por "amor e diversão". O trio original era composto por Joey Ramone nos bac-vocal e bateria, Johnny Ramone na guitarra, Dee Dee Ramone no baixo e vocal e Tommy Ramone como empresário da banda. Na época, todos os membros do grupo adotaram o sobrenome Ramone e se vestiam de calça jeans e jaquetas de couro bem estilo motoqueiro selvagens.

Mais eles tinham dificuldades nos seus instrumentos tanto que no 1° show foi um fracasso, ai Joey Ramone ia para o vocal deixando Dee Dee Ramone como bac-vocal e Joey ia ser apenas o vocal, então eles tinham que arranjar um novo baterista até que em um teste para bateristas eles viram que seu empresario Tommy Ramone tocava com o mesmo ritmo que a banda e ele então virou o baterista da banda.

A banda não tinha tantos shows com sucesso como cover então eles compunham suas próprias musicas sabendo no maxímo 4 acordes eles então inventaram um novo rock O Punk Rock tocavam por diversão e mesmos assim tocavam bem.
No começo de 1976, os Ramones gravaram seu álbum de estréia homônimo por 6.000 dólares. Em julho, fazem sua primeira apresentação na Inglaterra, influenciando uma nova geração de bandas. No final do ano, gravam seu segundo álbum, Ramones Leave Home, disco que fez mais sucesso na Inglaterra do que nos Estados Unidos.
Em 1977, auge do movimento punk, a banda é reconhecida, junto aos Sex Pistols, como peça chave na cena, mas, enquanto os Pistols se destruíam, os Ramones continuavam tocando e ganhando mais reconhecimento. Então lançam seu terceiro álbum, Rocket to Russia. Apesar do sucesso, Tommy Ramone deixa a banda, sendo substituído por Marc Bee do Voivod, que mudou imediatamente seu nome para Marky Ramone. Com essa formação eles gravaram grandes sucessos como My Brain Is Hanging Upside Down, I Wanna Be Sedated, I Need Your Love entre outros.

Marky Ramone deixa a banda, sendo substituído por Richard Beau, ex-membro dos Vevelteens que prontamente mudou seu nome para Richie Ramone. Em 84, apresentam o álbum Too Tough to Die, uma resposta à crescente cena hardcore californiana.


Após este álbum, os Ramones retornam ao estilo de composição que o consagrou no início da carreira. Voltando à velha fórmula, a banda lançou, em 1986, Animal Boy, e foi esta a direção que seguiram até o final da carreira, esquecendo os tenebrosos seis anos anteriores. Na mesma linha, saiu o petardo Halfway to Sanity, com a saída de Richie Ramone e o retorno de Marky Ramone. Em 88, apresentam a música Pet Sematary, que entrou na trilha sonora do filme Cemitério Maldito, de Stephen King. A música foi incluída no álbum de 89, Brain Drain, porém, neste mesmo ano, Dee Dee Ramone deixa  a banda para dedicar-se ao seu projeto paralelo, o Dee Dee King, um disco de rap que foi um dos maiores fiascos da história da música. Ele foi substituído por C. J. Ramone, um jovem fanático pela banda.

No início dos anos 90, Joey e Marky iniciam um tratamento contra o alcoolismo. Em 92 a banda retorna com o álbum ao vivo Loco Live e depois com Mondo Bizarro que foi o album de maior sucesso deles que ganhou disco de ouro. Eles nunca tiveram o sucesso merecido mais nunca ceram esquecidos, já que eles restauraram o Rock que no ano de 70 estava em pleno a acabar.



Esse foi o começo do melhor género de música do mundo. I LOVE ROCK N' ROLL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário